Continua após a publicidade..
Google PageSpeed ​​Insights

Google PageSpeed ​​Insights. Quanto tempo leva para carregar seu site? Você está oferecendo uma experiência de usuário satisfatória?

Continua após a publicidade..

Insights de velocidade de página tem as respostas. Embora existam muitos fatores que determinam o posicionamento de um site, existe um que pode fazer a diferença quando dois sites estão “no mesmo nível”, ou seja, a experiência do usuário.

E o tempo de carregamento é o fator que mais influencia. Este tempo é composto por uma série de elementos que, no pior dos casos e de acordo com a diretriz atual do Google, afetam negativamente a experiência de seus usuários.

Consciente desse problema, o Google nos fornece uma ferramenta gratuita chamada Insights de velocidade de página, com o qual podemos realizar uma auditoria de desempenho e resolver os problemas que comprometem seu desempenho tanto na versão desktop quanto na versão mobile. Continue lendo!

Continua após a publicidade..

Veja tudo sobre o Google PageSpeed ​​Insights no artigo do Livre de Crachá!

O que é o Google PageSpeed ​​Insights?

Google PageSpeed ​​Insight é uma ferramenta gratuita de otimização que nos permite monitorar alguns dos fatores que afetam a velocidade de carregamento de um site. Ou seja, o tempo que o usuário levará para visualizar corretamente os diferentes conteúdos de uma URL.

Continua após a publicidade..

Esta ferramenta realiza uma única análise segmentada em 2 versões dedicadas: desktop e mobile. O objetivo é dar ao webmaster uma ideia o mais global possível sobre o tempo que o usuário leva para ver seu conteúdo e o que pode afetar essa carga.

Desta forma, o proprietário do site poderá avaliar e saber que melhorias implementar para proporcionar uma experiência otimizada e melhorar o seu SEO.

O PageSpeed ​​Insight baseia-se no cumprimento de 3 aspectos fundamentais

  • Reduza profundamente o número de chamadas HTTP feitas.
  • Modernize a renderização de URL no navegador do usuário.
  • Diminua bastante o número de respostas após uma solicitação HTTP.

Devido ao descontentamento manifestado pelos usuários em relação aos tempos de carregamento, o Google anunciou uma atualização que premiou melhores posições para sites que atendessem aos padrões do Google PageSpeed Insight.

Como funciona o Google PageSpeed ​​Insight?

O funcionamento do Google PageSpeed ​​Insights é muito simples e intuitivo de entender.

Ao acessar o portal oficial da ferramenta veremos um campo de texto onde teremos que colocar o domínio do nosso site ou o endereço URL que queremos analisar.

Depois de colocar o URL e pressionar o botão “Analisar”iniciará a análise por alguns segundos.

Ao final do processo, o PageSpeed ​​nos mostrará uma pontuação baseada em uma escala de 0 a 100 com sua respectiva cor (vermelho, amarelo ou verde), levando em consideração diversos fatores: performance, acessibilidade, boas práticas e SEO.

A ferramenta também nos oferecerá uma lista com várias recomendações para melhorar a velocidade de carregamento, estas também têm sua própria cor (vermelho, amarelo ou verde) dependendo de sua gravidade.

Vejamos o que cada um significa:

Cor verde (Google PageSpeed ​​Insights)

A análise será considerada como “Perfeito” se a pontuação estiver entre 90 e 100 pontos, destaque-a em verde e indique que a URL analisada possui um nível de carregamento excelente.

Cor amarela

A análise será considerada como “Regular ou Melhorável” Se a pontuação oscilar entre 50 e 89 pontos, destacados em amarelo, neste ponto é aconselhável aplicar as dicas e indicações fornecidas pelo PageSpeed ​​Insight para otimizar o tempo de carregamento.

cor vermelha

A análise será considerada como “Lugar” Se a pontuação varia de 1 a 49 pontos destacados em vermelho, esse estado é o pior de todos, então devemos tomar providências sobre o assunto seguindo à risca as recomendações da ferramenta.

Principais métricas fornecidas pelo Google PageSpeed ​​Insights

Google PageSpeed ​​Insights

O PageSpeed ​​Insights apresenta um relatório que combina dados de campo (com base nos 28 dias anteriores) com dados de laboratório (simula e analisa uma visita ao seu site com o Google Lighthouse).

Dados gerais do campo

Descubra o que seus usuários reais estão experimentando:

Os dados de campo incluem as métricas Core Web Vitals (LCP, FID, CLS), que avaliam três aspectos básicos do UX: velocidade, interatividade e estabilidade visual.

Esses dados contêm todas as informações de 28 dias atrás e detalham as interações recebidas pelos usuários para obter os seguintes dados:

FCP

Continua após a publicidade..

Ele Primeira pintura de conteúdo o FCP refere-se ao intervalo de tempo decorrido entre o primeiro acesso do usuário ao portal web e a apresentação do conteúdo.

INP

Ele Interação para a próxima pintura é uma nova métrica em fase experimental que é responsável por medir a capacidade de resposta de um site através todas as interações que são feitos em uma página.

FID

Ele Primeiro atraso de entrada o FID mede o tempo máximo de resposta dedicado à reação de um primeira interação entre o usuário e o site. Essa métrica será substituída em 2024 pelo INP.

LCP

O LCP ou Maior pintura de conteúdo Abrange os intervalos de tempo utilizados desde o primeiro login do usuário até o carregamento completo do conteúdo de um site em sua totalidade.

CLS

O Cumulative Layout Swift ou Cumulative Design Displacement, é responsável por calcular a estabilidade visual de um site, medindo e capturando o número total de deslocamentos de design que ocorrem inesperadamente no site.

TTFB

O Time To First Byte significa “Tempo para o primeiro byte”. Essa métrica representa o tempo que o navegador precisa esperar para receber o primeiro byte do servidor. Quanto mais tarde, mais tempo levará para a página aparecer. Portanto, indicará se o servidor está muito lento.

Dados técnicos do laboratório

Diagnostique os problemas de desempenho do seu site:

Um dado de laboratório é obtido simulando o carregamento de um site em um dispositivo através de uma rede móvel, gerando assim medições de velocidade e coletando os referidos dados.

Para esta tarefa, a ferramenta Farol do Google é responsável por realizar todo o procedimento. Estes são os valores que leva em conta, e o peso de cada um deles, para calcular o desempenho.

Vejamos quais são os valores limiares dos dados laboratoriais:

FCP (primeira pintura de conteúdo)

  • Velocidade rápida (verde): FCP entre 0 a 1,8 segundos.
  • Velocidade regular (amarela): FCP entre 1,8 e 3 segundos.
  • Velocidade lenta (vermelho): FCP maior que 3 segundos.

Índice de velocidade (Índice de velocidade)

Este índice reflete a velocidade de carregamento de uma página.

  • Velocidade rápida (verde): Índice de velocidade entre 0 a 3,4 segundos.
  • Velocidade regular (amarela): Índice de velocidade entre 3,4 e 5,8 segundos.
  • Velocidade lenta (vermelha): Índice de velocidade superior a 5,8 segundos.

LCP (maior pintura de conteúdo)

  • Velocidade rápida (verde): LCP entre 0 a 2,5 segundos.
  • Velocidade regular (amarela): LCP entre 2,5 e 4 segundos.
  • Velocidade lenta (vermelho): LCP maior que 4 segundos.

TBT (Tempo Total de Bloqueio)

Essa métrica captura o tempo total que uma página leva para ser interativa. Se o tempo de bloqueio for longo, a experiência do usuário será negativa, pois ele terá que esperar muito para poder interagir.

  • Velocidade rápida (verde): TBT entre 0 a 0,3 segundos.
  • Velocidade regular (amarela): TBT entre 0,3 e 0,6 segundos.
  • Velocidade lenta (vermelho): TBT superior a 0,6 segundos.

CLS (mudança cumulativa de layout)

  • Velocidade rápida (verde): CLS entre 0 a 10%.
  • Velocidade regular (amarela): CLS entre 10 e 25%.
  • Velocidade lenta (vermelho): CLS maior que 25%.

Oportunidades

Esta é uma seção dedicada a apontar os pontos críticos a melhorar e as ações que devem ser tomadas para otimizar a velocidade de carregamento em um site.

Diagnósticos

Semelhante à seção de oportunidades, o diagnóstico representa em formato textual todas as falhas encontradas e suas respectivas ações a serem realizadas para corrigi-las.

Auditorias comprovadas

Aqui estão todos os pontos positivos que seu site possui, bem como elementos otimizados que você deve manter no mesmo estado.

4 Chaves para melhorar sua pontuação no Google PageSpeed ​​Insights


Agora, vamos ver as chaves que vão te ajudar a obter uma melhor pontuação e posição no índice do Google:

1. Escolha uma boa hospedagem

A escolha de uma boa hospedagem para o seu site é fundamental para a velocidade de carregamento. A hospedagem é um dos pilares fundamentais sobre os quais seu site é construído, portanto, certifique-se de que sejam sólidos.

2. Otimize o material visual da web

A otimização da imagem é um fator decisivo quando se trata de uma boa classificação pelo Google PageSpeed ​​Insight.

Ter um processo de compreensão óptimo nas imagens que utilizamos no nosso website traduz-se num menor tempo de carregamento e tem um impacto positivo na pontuação final atribuída pela ferramenta.

3. Minimize os recursos

O processo de minimização de recursos ajuda muito a aliviar arquivos CSS, JavaScript e HTML, removendo códigos desnecessários dos arquivos. Isso resulta em uma configuração menos complicada, encurtando os tempos de carregamento.

4. Melhore o tempo de resposta do servidor

De acordo com os padrões estabelecidos pelo Google PageSpeed ​​Insight, um bom servidor deve fornecer um tempo de resposta inferior a 0,2 segundos.

5. Reduza o número de redirecionamentos

Redirecionamentos em excesso causam lentidão e também acabam afetando o Crawl Budget, recomendo tomar ações estruturais para diminuir o valor.

Conclusão (Google PageSpeed ​​Insights)

Você já sabe a importância da velocidade de carregamento em uma página da web, a partir de agora você deve prestar mais atenção a este estudo que pode realizar com o Google PageSpeed ​​Insight para proporcionar uma experiência mais completa.

Certifique-se de aplicar cada uma das sugestões e recomendações geradas pela ferramenta e obter um site rápido, otimizado e extremamente confortável para o Google e seus visitantes.

O bom de tudo isso é que, no final, você será recompensado com uma posição mais privilegiada e um tempo de permanência maior.

Você achou útil a ferramenta Google PageSpeed ​​Insights?

Você já usou essa ferramenta poderosa em seu site?

Deixe-me um comentário contando sua experiência!

Tags:

Sobre o Autor

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues

Olá, Muito prazer, sou o Rafael e para ajudar pessoas a mudar de vida dando opções e dicas sobre renda extra, investimento, e como você podera sair da pobresa. Então lhe convido a explorar nosso conteúdo.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.